{"id":205,"date":"2018-11-14T23:03:14","date_gmt":"2018-11-14T23:03:14","guid":{"rendered":"http:\/\/mjefres.com.br\/?p=205"},"modified":"2019-06-19T12:41:14","modified_gmt":"2019-06-19T12:41:14","slug":"feedback-sim-fofoca-nao-gestao-do-clima-organizacional","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/mjefres.com.br\/2018\/11\/14\/feedback-sim-fofoca-nao-gestao-do-clima-organizacional\/","title":{"rendered":"FEEDBACK \u00a0SIM – FOFOCA N\u00c3O \u2013 GEST\u00c3O DO CLIMA ORGANIZACIONAL"},"content":{"rendered":"
Voc\u00ea j\u00e1 ouviu ou j\u00e1 falou frases como estas?<\/strong><\/p>\n \u201ceu falo o que penso, doa a quem doer\u201d <\/p>\n Pessoas que se intitulam SINCERAS<\/strong>, porque falam conforme pensam, consideram essa caracter\u00edstica pessoal, uma qualidade<\/strong>. Por causa do n\u00edvel de coragem<\/strong> que possuem em expressar seus pensamentos sem filtros. Por\u00e9m, vale ressaltar que sinceridade sem SABEDORIA e ALTRU\u00cdSMO, n\u00e3o \u00e9 Qualidade.<\/p>\n Se comunicar e dar feedback exige habilidades. E as habilidades s\u00e3o resultados de treino. Al\u00e9m disso, dentro do processo de comunica\u00e7\u00e3o e informa\u00e7\u00e3o, existe um posicionamento infeliz, baseado na an\u00e1lise das fraquezas de algu\u00e9m e em seguida, na libera\u00e7\u00e3o de coment\u00e1rios a terceiros. Esse posicionamento \u00e9 tamb\u00e9m conhecido como Fofoca. Comentar as fraquezas, informa\u00e7\u00f5es negativas e erros de pessoas e Organiza\u00e7\u00f5es, \u00e9 no m\u00ednimo deselegante e normalmente est\u00e1 atrelada a problemas com o car\u00e1ter do comentarista.<\/p>\n Fofoca e Feedback s\u00e3o ferramentas totalmente opostas, com prop\u00f3sitos completamente divergentes. Por isso o Feedback pode ser uma das a\u00e7\u00f5es para desconstruir e desestimular as t\u00e3o destrutivas fofocas dentro das Organiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n \u00c9 importante citar, que seres humanos t\u00eam seu processo de desenvolvimento pessoal acelerado, quando recebem feedback de forma bem constru\u00edda. E atrav\u00e9s de quem tem a inten\u00e7\u00e3o verdadeira de apoiar o processo de melhoria cont\u00ednua de algu\u00e9m. Portanto, n\u00e3o podemos deixar de falar ao outro, onde ele precisa melhorar. Por isso \u00e9 essencialmente necess\u00e1rio desenvolver e ensinar dentro das fam\u00edlias, nas ruas, no tr\u00e2nsito e nas organiza\u00e7\u00f5es, o h\u00e1bito e a habilidade de dar feedback com sabedoria e altru\u00edsmo.<\/p>\n Eu exer\u00e7o lideran\u00e7a dentro de Organiza\u00e7\u00f5es Industriais e Eclesi\u00e1sticas. E aonde estou ou por onde me movimento, inclusive na rua e no tr\u00e2nsito, quando estou em deslocamento, percebo o quanto temos dificuldades de desenvolver o h\u00e1bito de dar feedback com sabedoria, altru\u00edsmo e transpar\u00eancia. Se vemos algu\u00e9m conhecido ou desconhecido fazendo algo de errado, ele precisa ser alertado para descontinuar a atitude errada. Mas se vemos no outro algo de bom, isso precisa ser divulgado para continuar sendo uma inspira\u00e7\u00e3o e modelo a ser seguido. Jonh Maxwell diz que \u201cPrecisamos ver aquilo que queremos ser\u201d.<\/p>\n Gosto muito do Texto do L\u00edder Crist\u00e3o, ap\u00f3stolo Tiago 1:19 que diz que devemos ser \u201cprontos para ouvir e tardio em falar\u201d. Isso porque a arte de falar com assertividade, exige Reflex\u00e3o<\/strong> sobre o que se vai dizer e para quem est\u00e1 sendo dito. E o impulso pode atrapalhar sua avalia\u00e7\u00e3o, fazendo com que os mais nobres, quando percebem que erraram por n\u00e3o refletir, voltem atr\u00e1s no que disseram e decidam fazer as devidas retrata\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Enfim, todo L\u00edder e Comunicador precisa se permitir, ter um tempo para pensar antes de se comunicar. E estar atento a movimenta\u00e7\u00e3o de seu time para inibir e instruir sobre coment\u00e1rios desagrad\u00e1veis sobre pessoas e organiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Atualmente, as doen\u00e7as psicossom\u00e1ticas<\/strong> s\u00e3o a terceira causa de afastamento ao trabalho. E \u00e9 impressionante como os consult\u00f3rios de Psiquiatras, Psicanalistas e Psic\u00f3logos est\u00e3o lotados de pessoas afetadas por causa de PALAVRAS que se transformaram em feridas da alma: rancor, constrangimento, vergonha, sentimento de vingan\u00e7a, exposi\u00e7\u00e3o negativa da imagem de algu\u00e9m, preju\u00edzo a honra, \u00a0dentre outros.<\/p>\n A fofoca tem inclusive levado empresas a pagarem indeniza\u00e7\u00f5es para repara\u00e7\u00e3o de danos morais a colaboradores afetados, por conta que sua lideran\u00e7a n\u00e3o teve a habilidade para inibir tais pr\u00e1ticas. E os bocudos podem responder a processos judiciais por conta da fofoca.<\/p>\n Mas podemos mudar tudo isso, estimulando e exercitando o h\u00e1bito das palavras que motivam, e que impulsionam o outro a mudar para melhor, mesmo quando estamos falando \u00e0 elas sobre um ponto de melhoria ou fraqueza. Chamamos isso de Feedback Construtivo.<\/p>\n Canalizar a informa\u00e7\u00e3o negativa para quem \u00e9 de interesse \u00e9 o primeiro passo. Saber como entregar essa informa\u00e7\u00e3o \u00e9 a segunda etapa.<\/p>\n Ent\u00e3o vamos l\u00e1 … Se temos informa\u00e7\u00f5es POSITIVAS sobre Pessoas, recomendo que essas informa\u00e7\u00f5es sejam propagadas, e se poss\u00edvel fosse, deveriam ser publicadas em todas as redes sociais, para gerar influ\u00eancia e modelos a serem seguidos.<\/p>\n Mas se temos uma informa\u00e7\u00e3o ou avalia\u00e7\u00e3o negativa de um colega de trabalho, parente, colega de minist\u00e9rio, enfim, a sua rede de contatos. Ent\u00e3o devemos antes, pensar, em como entregar a informa\u00e7\u00e3o negativa, de forma que se torne um degrau construtivo na vida do outro, para que possa ser gerador de metan\u00f3ia, mudan\u00e7a de mente e de comportamento. E n\u00e3o de feridas.<\/p>\n Em resumo, se temos informa\u00e7\u00f5es ou feedback sobre pontos de melhorias de algu\u00e9m, temos ent\u00e3o, que seguir alguns cuidados.<\/p>\n <\/p>\n Regra 01<\/strong><\/p>\n N\u00e3o deixe de falar e n\u00e3o protele a conversa.\u00a0 Mas ao falar, busque ser elegante, gentil e altru\u00edsta.<\/span><\/p>\n Falar de pessoas para pessoas \u00e9 fofoca. Falar dela para ela mesma \u00e9 Feedback.<\/span><\/p>\n Dar o feedback e repassar o feedback dela para outras pessoas, isso tamb\u00e9m \u00e9 Fofoca. Entregar o feedback e manter a informa\u00e7\u00e3o somente com ela, isso \u00e9 Respeito.<\/span><\/p>\n <\/p>\n Regra 02<\/strong><\/p>\n \u00c9 comum, nos depararmos com pessoas que dizem estar comentando algo sobre algu\u00e9m, na inten\u00e7\u00e3o de ajud\u00e1-la. Se a inten\u00e7\u00e3o \u00e9 realmente ajudar, a informa\u00e7\u00e3o deve ser entregue a quem pode resolver, ou seja, a pr\u00f3pria pessoa que est\u00e1 sendo o motivo do \u201cassunto\u201d.<\/p>\n Se \u00e9 uma crian\u00e7a ou adolescente, menor aprendiz sob responsabilidade de algu\u00e9m, o respons\u00e1vel deve ser envolvido.<\/p>\n <\/p>\n Regra 03<\/strong><\/p>\n Gestores n\u00e3o devem fomentar a fofoca entre colaboradores. Infelizmente h\u00e1 gestores que fazem sua Gest\u00e3o baseadas em informa\u00e7\u00f5es que seus subordinados trazem para ele. Essa pr\u00e1tica, \u00e9 sempre adotada por gestores imaturos, que possuem pouca habilidade de Gest\u00e3o, Lideran\u00e7a e Influ\u00eancia. E portanto n\u00e3o combatem a fofoca, mas alimentam ou se tornam indiferentes a circula\u00e7\u00e3o de coment\u00e1rios de colegas sobre os colegas, que variam desde informa\u00e7\u00f5es profissionais a quest\u00f5es de vida pessoais e particulares. Esses gestores sempre tiram proveito de informa\u00e7\u00f5es privilegiadas das fofocas, para assim tomarem decis\u00f5es.<\/p>\n Gestores que fomentam esse tipo de postura, afetam destrutivamente o Clima Organizacional da empresa e os resultados com a Sa\u00fade e Seguran\u00e7a dos colaboradores, de forma que indicadores como Turnover, Presente\u00edsmos, Sinistralidade, Produtividade e Absente\u00edsmo<\/strong> podem expressar a atmosfera de um ambiente laboral, onde h\u00e1 pessoas tendo sua imagem e honra desrespeitadas, no secreto das salas, nos banheiros e corredores de empresas.<\/p>\n Gestores que n\u00e3o se atentam para isso, e n\u00e3o combatem as fofocas, geralmente s\u00e3o sempre alvo de seus pr\u00f3prios funcion\u00e1rios bocudos. E no final toda a organiza\u00e7\u00e3o paga a conta do uso negativo da liberdade de express\u00e3o sem eleg\u00e2ncia, altru\u00edsmo, respeito \u00a0e espirito de equipe.<\/p>\n A fofoca \u00e9 uma das formas de viol\u00eancia emocional e tem sido amplamente discutida entre \u00f3rg\u00e3os governamentais diretamente ligados a Sa\u00fade do Trabalhador. Assim como outros tipos de viol\u00eancia emocional: ass\u00e9dio, bullyng, racismo, discrimina\u00e7\u00e3o sexual e religiosa, dentre outras. Estes tamb\u00e9m s\u00e3o itens dos Fatores dos Riscos Psicossociais, que devem ser Diagnosticados atrav\u00e9s de t\u00e9cnicas apropriadas e implementadas medidas de Controle.<\/p>\n Por isso \u00e9 t\u00e3o importante que as empresas estabele\u00e7am Pol\u00edticas claras de combate interno a fofoca, divulgando canais internos de den\u00fancia, estabelecendo e instruindo sobre as forma de medidas disciplinares s\u00e9rias. E junto com o enfrentamento, promover mecanismos de canaliza\u00e7\u00e3o das informa\u00e7\u00f5es, e a gente faz isso, popularizando, ensinando e estimulando o exerc\u00edcio do feedback construtivo como uma ferramenta para inibi\u00e7\u00e3o da fofoca. E tamb\u00e9m para estimular, nesse sentido um approach comportamental que v\u00e1 trazer novas atitudes e resultados sobre o comportamento humano, que afetam os resultados gerais de Sa\u00fade e Seguran\u00e7a no Trabalho.<\/p>\n Se voc\u00ea achou \u00fatil esse artigo, compartilha nas suas redes sociais. Leve esse artigo para seus L\u00edderes e discutam juntos como combater abertamente a fofoca dentro da Organiza\u00e7\u00e3o. Discutam como podem ajudar as pessoas a se comunicarem melhor, quando possu\u00edrem informa\u00e7\u00f5es sobre a fraqueza de outras pessoas e da empresa, e de forma que elas podem se utilizar do feedback construtivo, que \u00e9 uma ferramenta fant\u00e1stica e a mais apropriada para isso.<\/p>\n Feedback \u00e9 tudo… Feedback \u00e9 o jogo do ganha-ganha!<\/p>\n Eu ganho, voc\u00ea ganha, as Organiza\u00e7\u00f5es ganham. E a gente ganha um mundo melhor!<\/p>\n Se voc\u00ea precisa de apoio para realizar o Diagn\u00f3stico da Cultura Organizacional<\/strong> e do Clima de Sa\u00fade e Seguran\u00e7a do Trabalho<\/strong>, al\u00e9m do Diagn\u00f3stico dos Riscos Psicossociais<\/strong>, entre em contato conosco, teremos a maior satisfa\u00e7\u00e3o em servi-lo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Voc\u00ea j\u00e1 ouviu ou j\u00e1 falou frases como estas? \u201ceu falo o que penso, doa a quem doer\u201d \u201cSou assim mesmo, curta e grossa\u201d \u201cSou verdadeiro e sincero, falo o que penso\u201d \u201cEu n\u00e3o sou ba\u00fa\u201d Pessoas que se intitulam SINCERAS, porque falam conforme pensam, consideram essa caracter\u00edstica pessoal, uma qualidade. 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\n\u201cSou assim mesmo, curta e grossa\u201d
\n\u201cSou verdadeiro e sincero, falo o que penso\u201d
\n\u201cEu n\u00e3o sou ba\u00fa\u201d<\/p>\n\n
Sinceridade sem SABEDORIA e ALTRU\u00cdSMO,\u00a0<\/strong>n\u00e3o \u00e9 Qualidade.<\/strong><\/span><\/h3>\n<\/blockquote>\n
\n
N\u00e3o fale de Pessoas para as outras Pessoas. Fale dela para Ela.<\/strong><\/span><\/h1>\n<\/blockquote>\n
\n
L\u00edderes s\u00e3o os respons\u00e1veis por fazer a gest\u00e3o da Cultura organizacional, baseadas nos mais altos padr\u00f5es de valores:<\/span> Transpar\u00eancia, Altru\u00edsmo, Esp\u00edrito de Equipe e Respeito. E outros valores que voc\u00ea pode acrescentar.<\/h3>\n<\/blockquote>\n
\nTexto de Maria Jefres<\/strong>\r\nEngenheira de Seguran\u00e7a do Trabalho e Meio Ambiente.\r\nEsp. Psicologia Organizacional e Coach at EHS-Environmental Health Safety<\/pre>\n