Teoria da janela quebrada

Teoria da janela quebrada

Compartilho com os colegas a Teoria da janela quebrada (É baseada num artigo com o título “Broken Windows” de James Q. Wilson e George L. Kelling, que surgiu em março de 1982), é a seguinte:

Imagine um edifício desocupado com algumas janelas quebradas. Se não for consertada as janelas, mais serão quebradas com certeza, depois pichadas e o prédio invadido.

Com o tempo, a situação vai piorando mais e mais e o vandalismo ocorre com maior frequência e passa ser natural termos um edifico todo destruído.

Uma estratégia de êxito para prevenir o vandalismo, dizem os autores do estudo, é resolver os problemas quando eles são pequenos.

Reparar as janelas quebradas rapidamente, dizem os autores, vamos verificar que os vândalos terão menos probabilidade de estragar mais.

Então, o que a teoria da janela quebrada tem a ver com a gestão de Segurança?

Qual a origem dos acidentes tanto de trabalho como ambientais?
Qual a origem dos conflitos com as comunidades?
Qual a origem de produtos não conformes?

participaDesvios, quase acidentes e a falta de rapidez em tratar cada um.

A teoria da janela quebrada é sobre comportamento / atitude /comprometimento para que os
pequenos desvios não passem a ser encarados dentro do normal.
E precisam ser atacados imediatamente.

Por exemplo: não uso de EPI no chão de fábrica, piso sujo, escorregadio e ferramentas jogadas para todos os cantos.

Diretores, gerentes e supervisores não realizam auditoria comportamental e acham normal o descumprimento de pequenos desvios de segurança.

Esta é a nossa janela quebrada.

Liderança pelo exemplo!

Você tem sido um líder coerente com seu discurso?

É preciso esforço para impor regras de segurança, assim como é preciso esforço para o trabalho seguro.

E você,vamos cuidar de nossas janelas quebradas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *