CULTURA ORGANIZACIONAL DE SAÚDE E SEGURANÇA – Transforma o Mundo Corporativo em um Ambiente Criativo, Salutar e Seguro

Maria Jefres

Gestora | Engenheira | Coach | Especialista em Psicologia Organizacional – Saúde Segurança e Meio Ambiente, EHS, SSMA, SESMT, SST

MJefres-Metanóia Coletiva

QSHE – Transforma o Mundo Corporativo em um ambiente Criativo, Salutar e Seguro.

O mundo mudou, continua mudando e as organizações mudaram seu jeito de interagir com o mercado, de produzir e de se posicionar em relação aos desafios. Nessa perspectiva, a Gestão em QSHE – Quality Safety Health Environmental, tornou-se estratégica para o Desenvolvimento das Organizações.

Um processo de Gestão em QSHE bem estruturado em Resultados, com metas claras, níveis de responsabilização bem definidos, alto padrão de valores e um dinâmico processo de motivação alicerçado em valores e experiências. Tem reflexos significativamente positivos, em Indicadores como Presenteísmo, Sinistralidade, Absenteísmo, Produtividade e Turnover. 

Falando mais especificamente na Saúde e Segurança Laboral, as empresas classificadas como OAC – Organizações Altamente Confiáveis, e são as que geralmente mais oferecem riscos em seus processos, têm conseguido manter seus indicadores de qualidade de vida laboral, dentro do desejado, que é o ZERO ACIDENTES (lesões e doenças). Essas Organizações já trabalham sobre a perspectiva do ZERO INCIDENTE, e isso é incrível, pois sai do campo da Reatividade para atuar sobre a Prevenção.

Mas ainda vemos, Organizações investindo alto em Segurança Ocupacional*, direcionadas por um conjunto de exigências legais e técnicas como as Normas Regulamentadoras, Instruções Normativas, entre outras,porém os acidentes não param de acontecer na mesma proporção dos investimentos. Isso porque as doenças e acidentes do trabalho só são paralisados, quando as Organizações aplicam a TRÍADE DA PREVENÇÃO, que é a aplicação de posicionamento Comportamental e Gerencial, aliado a Investimentos Técnicos em três pilares distintos: SEGURANÇA OCUPACIONAL, SEGURANÇA DE PROCESSO e a SEGURANÇA COMPORTAMENTAL. Todos os três pilares, têm seus respectivos Indicadores de Desempenho e suas formas específicas de avaliar o ROI – Return over Investment.

Fonte: elaborada pela autora

           Fonte: Ilustração criada pela autora

Quando a TRÍADE DA PREVENÇÃO é adotada, há uma movimentação inteira no sistema organizacional. A Cultura e o Clima Organizacional de SST é afetada positivamente. E a SST deixa de ser um departamento para ser um dos principais valores da empresa.

Organizações que tem alcançado extraordinários resultados em seus investimentos em SST, têm a Segurança do Trabalho como um VALOR e não uma PRIORIDADE.

A prioridade de uma empresa é produzir e gerar resultados financeiros, entregando seus produtos e serviços com altos padrões de valores, onde a Saúde e Segurança dos Trabalhadores e dos Consumidores, é um desses valores.

Promover esse entendimento, exige um Plano Estratégico para Transformação e a Gestão da Cultura Organizacional de SST – Saúde e Segurança do Trabalho. E pode ser um processo de satisfação para todos os empregados e parceiros de negócios, se seus administradores escolherem o caminho mais leve, através do entendimento do que é, a Cultura Organizacional em SST – Saúde e Segurança do Trabalho, como ela é criada, gerida e transformada. É nesse sentido que muitas Organizações têm aplicado esforços para avaliar em quais dos 05 níveis de Maturidade Cultural em SST, sua empresa está atuando. Quando a Cultura é avaliada e o Nível de Maturidade é Diagnosticado, temos então subsídios necessários para implantar a TRÍADE PREVENCIONISTA, respondendo assertivamente e não por sentimentos, os questionamentos de uma análise SWOT. Baseados, na atuante primícia de que quando sabemos aonde estamos, podemos planejar melhor a trajetória para chegar, aonde queremos estar posicionados.

Nesse sentido, a ambição como Organização Empresarial,  é se estabelecer no 5º Nível de maturidade em SST, o Nível Sustentável, o nível  Top Advenced, onde todos os stalkeholders,  colaboradores, fornecedores, contratadas e parceiros de negócios estão completamente envolvidos e comprometidos com as conquistas de colaborar em um lugar, que juntos, se constrói as melhores empresas para se trabalhar.


*GLOSSÁRIO TÉCNICO
Segurança Ocupacional: conjunto de medidas, adotadas para prevenir acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, de forma que proteja e preserve a integridade dos trabalhadores, direcionada pela Higiene Ocupacional e por todas as normas e legislações que buscam assegurar um ambiente físico salubre e controlado em relação aos riscos e perigos inerentes as atividades laborais. No Brasil as atividades da Segurança do Ocupacional são regulamentadas pela Portaria GM N.º 3.214, de 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho, que estabelece as Normas Regulamentadoras. E outras legislações complementares.
Segurança de Processo (PSM – Process Safety Management): gestão de todas as etapas que estabelece a segurança física, tecnológica e da informação das organizações, desde o projeto, construção, instalações, processos, engenharia e manutenções que garantam a segurança das instalações, processos produtivos, máquinas, equipamentos, produtos, insumos e informação. E tem ainda por objetivo prevenir acidentes catastróficos, de grandes proporções com efeitos negativos ao homem, comunidade e meio ambiente. Geralmente, nas organizações, a Segurança de Processo é dirigida e mantida pelos setores de Engenharia, Gestão de Projetos e Manutenção.
Segurança Comportamental: atua diretamente nos fatores que afetam o intelecto, a percepção, emoção, motivação e a integridade psíquica do trabalhador. Atua na Gestão da Cultura e no Clima Organizacional de Saúde e Segurança do Trabalho, com todos os seus adendos tais como: os riscos psicossociais, percepção de risco, metanóia organizacional, liderança, programação comportamental, hábitos, visão, crenças e valores organizacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *