A maioria de nós concordamos, que ensinar somente por PALAVRAS têm menos eficácia, que o ensinamento por ATITUDE. Geralmente, essa premissa, se torna entendível ou mais evidente para nós, quando nos tornamos pais ou responsáveis pela educação e desenvolvimento de uma criança.
John Maxwell em seu Livro, a A Arte de Influenciar Pessoas, cita que “AS PESSOAS PRECISAM VER O QUE PRETENDEM SER” isso explica o porque, que “por mais que você ensine à criança, ela insistirá em se comportar como os pais”.
Essa premissa é uma verdade de abrangência generalizada, portanto totalmente aplicável no aprendizado corporativo.
Líderes precisam aprender a avaliar as mensagens de suas atitudes. A leitura de nossas ATITUDES podem ter efeito mais rápido, duradoura e permanente do que a reflexão mental de nossos DISCURSOS. Avaliar o reflexo de nossas atitudes é uma tarefa bem desafiadora, e é quase impossível fazer sempre sozinhos, pois temos muitos “pontos-cegos”, é necessária então, a ajuda de assessores, mentores, coaches ou conselheiros. Enfim, precisamos de pessoas que estejam dispostas e preparadas a nos apoiar em nosso processo pessoal de melhoria contínua.
O bacana disso tudo, é que a maioria dos gestores, pelo menos os que conheço, entendem essa lógica e a praticam de forma sistemática, obedecendo um ciclo de *PDCA-COMPORTAMENTAL dinâmico e automático. Chamamos isso também de Metanóia.
*PDCA : Plan| Do | Check | Action
Quando geramos mudança de MENTE (Visão & Análise) mudamos também nosso COMPORTAMENTO. Atualmente este é o maior movimento global, que tem gerado, o tão desejado e planejado ZERO ACIDENTES – ZERO DANOS.
A LIDERANÇA através do seu comportamento, está ensinando de forma mais eficaz, do que suas palavras. Gerando assim, uma Cultura de Cuidados e Zelo com a Saúde e Segurança no Trabalho, através da Liderança pelo exemplo.
Jonh Maxwell, cita ainda que nós ENSINAMOS O QUE SABEMOS, MAS REPRODUZIMOS O QUE SOMOS. Por isso é essencial investir em Metanóia Pessoal, para ter o Comportamento transformado e inspirador. Com certeza Ensinar pelo exemplo dá mais trabalho e exigirá sempre muito de nós mesmos, mas é a forma mais eficaz e profunda de Liderar.
Você é um líder? Com certeza você é um líder. Uma evidência disto, é que você chegou até aqui, nesse texto. E Líderes tem interesse demasiado em ser sua melhor versão para continuar sendo inspiração para outros, de forma que todos, juntos, alcancem os melhores Resultados.
Agora te convido a dedicar, um pouco mais do seu tempo. E colocar logo abaixo aí nos comentários ou me enviar um email, sobre como você tem observado que o seu comportamento tem gerado resultados positivos sobre você mesmo e sobre as pessoas da sua Rede de Influências.
Deixe-me saber como você se sente sobre isso. E o quanto você tem interesse e paixão por ser um Líder Prevencionista, apaixonado por pessoas!
Texto de Maria Jefres
Olá Maria, temática pertinente e de suma importância para empresas e profissionais com foco no crescimento mútuo. Há grande necessidade de estarmos em consonância entre nosso discurso e nossas ações, isso gera credibilidade e confiança. A ausência desta ecologia comportamental fragiliza o clima organizacional e não desenvolve as pessoas de forma independente e assertiva. Parabéns e grata pela partilha. Abraços! !++
Nossa! Muito bom o texto, segue um excelente conceito de tendências para convergir o fator humano. Para liderar pessoas não é somente ser modelo, mais também servir.
🙂🙂🙂