Teoria da janela quebrada
Compartilho com os colegas a Teoria da janela quebrada (É baseada num artigo com o título “Broken Windows” de James Q. Wilson e George L. Kelling, que surgiu em março de 1982), é a seguinte:
Imagine um edifício desocupado com algumas janelas quebradas. Se não for consertada as janelas, mais serão quebradas com certeza, depois pichadas e o prédio invadido.
Com o tempo, a situação vai piorando mais e mais e o vandalismo ocorre com maior frequência e passa ser natural termos um edifico todo destruído.
Uma estratégia de êxito para prevenir o vandalismo, dizem os autores do estudo, é resolver os problemas quando eles são pequenos.
Reparar as janelas quebradas rapidamente, dizem os autores, vamos verificar que os vândalos terão menos probabilidade de estragar mais.
Então, o que a teoria da janela quebrada tem a ver com a gestão de Segurança?
Qual a origem dos acidentes tanto de trabalho como ambientais?
Qual a origem dos conflitos com as comunidades?
Qual a origem de produtos não conformes?
Desvios, quase acidentes e a falta de rapidez em tratar cada um.
A teoria da janela quebrada é sobre comportamento / atitude /comprometimento para que os
pequenos desvios não passem a ser encarados dentro do normal.
E precisam ser atacados imediatamente.
Por exemplo: não uso de EPI no chão de fábrica, piso sujo, escorregadio e ferramentas jogadas para todos os cantos.
Diretores, gerentes e supervisores não realizam auditoria comportamental e acham normal o descumprimento de pequenos desvios de segurança.
Esta é a nossa janela quebrada.
Liderança pelo exemplo!
Você tem sido um líder coerente com seu discurso?
É preciso esforço para impor regras de segurança, assim como é preciso esforço para o trabalho seguro.
E você,vamos cuidar de nossas janelas quebradas?